DESTAQUES

Notícias

10 de setembro é Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

10 de Setembro de 2021 16:36:54


Esta sexta-feira (10) é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e o mês de setembro, o chamado Setembro Amarelo, é o mês dedicado à prevenção desse mal. O Brasil registrou, só no último ano, 12.895 vidas perdidas pelo suicídio, sendo 1.656 casos em Minas Gerais. Desta forma, em média, mais de 4 pessoas se suicidam no estado a cada dia. 

Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio, uma em cada 100 mortes, isto é, mais do que o número de mortos por guerras ou por complicações decorrentes do HIV. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte. 

Inúmeras campanhas tentam quebrar o tabu que se estabeleceu na sociedade com a falsa ideia de que não se pode falar sobre suicídio. Pelo contrário, falar é uma forma de trazer à tona o problema, identificar situações de sofrimento, depressão, e tentar, respeitosamente, contribuir. Se falar é fundamental, colocar-se à disposição e ouvir são atitudes imprescindíveis. 

 

Campanha Unimed-BH

Parceira do SERJUSMIG, a Unimed-BH lançou na página Viver Bem textos e áudios informativos sobre os sintomas da depressão. A depressão pode acometer crianças, jovens, adultos e idosos. Segundo a OMS, 5,8% das pessoas no mundo sofrem de depressão. 

Os pacientes mais comuns são mulheres, jovens, pessoas com episódio depressivo anterior, com histórico familiar, com trauma na infância, entre outros. Alguns dos sinais são alteração no sono, mudança de apetite ou peso, retardo psicomotor ou agitação. Uma lista mais ampla está disponível neste link da Unimed.

Reconhecer esses sinais é o primeiro passo para buscar ajuda. A partir daí, é importante buscar o apoio de profissionais. O plano de saúde disponibilizado aos associados possui uma equipe multiprofissional à disposição, que pode ser acionada por Servidores e seus dependentes. 

 

Centro de Valorização da Vida

O Centro de Valorização da Vida (CVV), organização que atua no apoio emocional e prevenção ao suicídio, de maneira voluntária, gratuita e sob total sigilo, está disponível a pessoas em situação de sofrimento mental, que queiram conversar. Para tanto, basta ligar para o telefone 188.

 

SERJUSMIG
Unir, Lutar e Vencer 


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas