DESTAQUES

Notícias

Lei que cria o TRF-6 é sancionada em Brasília

25 de Outubro de 2021 14:39:36


O novo órgão, com sede em Belo Horizonte/MG, será responsável por julgar os casos referentes a Minas Gerais. Assim, o estado deixa de fazer parte da jurisdição do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Em cerimônia no Palácio do Planalto, na quarta-feira (20), foi sancionada a Lei 14.226, que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), com jurisdição em Minas Gerais. O novo órgão terá sede em Belo Horizonte-MG e contará com 18 magistrados. O texto da lei aumentou, ainda, de três para quatro o número de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que compõem o Conselho da Justiça Federal - CJF.

Com a mudança, MG deixa de fazer parte da jurisdição do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), com sede em Brasília. O TRF1 atende o Distrito Federal e os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apenas Minas Gerais correspondia a 40% do acervo da corte. A criação do TRF6 não acarretará em aumento de despesa: a sede física será num prédio que já existe e os servidores da Seção Judiciária de Minas Gerais trabalharão nele.

Ainda segundo o CNJ, com a criação do TRF6, a demanda federal dos 853 municípios mineiros será concentrada no novo órgão. A ideia é que, assim, a prestação jurisdicional para o estado – e também para os outros 13, que seguem sob responsabilidade do TRF1 – seja mais célere.

Além de Bolsonaro, a cerimônia contou com a presença do senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado/Congresso Nacional e do ministro Luix Fux, presidente do STF/CNJ.

 

Com informações da Agência CNJ de Notícias
Raphael de Araújo
Foto:
 Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Fonte: Fenajufe


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas