DESTAQUES

Notícias

Em live, SERJUSMIG debate as consequências da adesão ao Regime de Recuperação Fiscal

29 de Julho de 2022 14:27:53


Sem o aval do Poder Legislativo e violando o processo democrático, Zema obteve junto ao STF e ao Ministério da Economia autorização para dar seguimento à adesão do Estado de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). 

Apregoado como uma solução para o endividamento do estado, o RRF, na verdade, apenas alongará a dívida que Minas tem com a União. Em troca, imporá uma série de exigências. 

Os servidores serão os primeiros a sentir os efeitos, com congelamento de salários e da carreira, proibição de concursos públicos, precarização do trabalho e até mesmo supressão de alguns direitos, como quinquênio, trintenário, ADE e férias-prêmio. 

Mas os efeitos vão além, afetando toda a população mineira. O Estado de Minas Gerais perderá autonomia política e financeira, ficando proibido de fazer investimentos sociais. 

Para compreender melhor o funcionamento do Regime e pensar as estratégias para barrá-lo, na próxima terça-feira (2), o SERJUSMIG realiza um debate sobre o assunto. 

 

Os convidados são o economista Frederico Melo, técnico licenciado do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), e o diretor-geral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Sindjustiça-RJ), Alzimar Andrade. 

Frederico fará uma exposição geral sobre o RRF e seus efeitos no serviço público, ao passo que o Alzimar abordará a experiência do Rio de Janeiro, primeiro estado a aderir ao Regime, em 2017. 

O debate será mediado pelo 2º vice-presidente do SERJUSMIG, Ronaldo Ribeiro Jr., e pelo 3º vice-presidente, Felipe Galego. Após as exposições, o espaço será aberto para dúvidas e comentários dos participantes. 

A live terá intérprete de libras. 

 

Dia 5, às ruas 

A live antecede o dia estadual de lutas contra o RRF e o desmonte do serviço público, marcado para a sexta-feira (5). Haverá um ato público nesse dia e algumas categorias farão paralisação. Outras informações sobre o dia de lutas serão divulgadas em breve no site e nas redes do sindicato. 

 

SERJUSMIG
Unir, Lutar e Vencer!


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas