Pular para o conteúdo principal

SERJUSMIG

2º turno das eleições para presidente da República. Veja comparativo das propostas dos candidatos

 

Servidor,

Estamos na reta final da eleição para escolher quem irá presidir o Brasil nos próxiomos 4 anos. Todos devem saber que a vida dos servidores e dos cidadãos em geral dependem de como será administrado o país. Já foram eleitos os deputados e senadores, responsáveis pela aprovação de projetos de leis no legislativo (Câmara Federal, Senado Federal e Deputados Estaduais). Portanto, a primeira etapa foi vencida e o SERJUSMIG espera que os servidores tenham feito suas opções de forma consciente, avaliando as propostas e o histórico daqueles que mereceram seus votos.

Mas o primeiro turno não foi suficiente para a decisão dos eleitos aos cargos de presidente do País e Governador do Estado de MG. Para ajudá-lo a tomar essa decisão de forma mais consciente, publicamos aqui um comparativo dos projetos para a área econômica dos candidados à presidente Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), elaborado pelo economista da Subseção Justiça do DIEESE, Thiago Rodarte.

Publicaremos também um comparativo entre as propostas dos candidatos a governador. O SERJUSMIG e o Sinjus enviaram perguntas às assessorias de ambos, mas ainda não houve respostas. Nesta sexta, 19, está previsto um debate entre Anastasia e Zema com os sindicatos e servidores, cujo tema será relacionado ao serviço público e os servidores. O SERJUIG estará lá, mas aguarda que os candidatos respondam aos questionamentos que lhe foram feitos.

Vamos votar consciente! Os direitos dos Servidores estão em jogo. Uma eleição talvez não sinalize grandes ganhos, mas pode significar perdas irreparáveis. Por isso, pense bem. Reflita sobre as propostas.

O quadro a seguir foi elaborado com base nos planos de governo dos candidatos à Presidência da República, Jair Messias Bolsonaro e Fernando Haddad, no tocante à área econômica. As propostas completas de governo estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral[1]. Foram selecionados alguns dos principais temas relacionados à economia com as respectivas propostas de cada um dos candidatos[2].

[1] Disponíveis em: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000614517//proposta_1534284632231.pdf
http://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000625869//proposta_1534379624949.pdf
[2] Para análise mais completa dos dois programas econômicos ver: http://www.sinjus.org.br/primeiro-artigo-aborda-plano-defendido-por-lula/ e http://www.sinjus.org.br/segundo-artigo-aborda-plano-defendido-por-bolsonaro/.