“Não basta falar sobre violência contra a mulher, é preciso agir: acolher, fortalecer e criar caminhos para que as mulheres possam restabelecer suas vidas com dignidade e segurança. Nenhuma mulher está sozinha, a violência não pode ser silenciada, naturalizada ou invisibilizada”, afirma a 3ª vice-presidente do SERJUSMIG, Melissa Caldeira, em participação na Caminhada por Elas, evento realizado no último domingo (30), em Betim.
O SERJUSMIG se fez presente com outros representantes da diretoria, funcionários, conselheiros e filiados. O servidor Leonardo Tudeia, integrante do Conselho Fiscal do sindicato, participou ativamente da organização, em parceria com a 2ª Vara Criminal da Comarca de Betim, a prefeitura da cidade, a 2ª Companhia de Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica e outras entidades e órgãos públicos.
“A caminhada começou como uma ideia na comarca e foi apoiada desde o início pelo SERJUSMIG. O ato de hoje encerra as atividades do Agosto Lilás na Comarca de Betim, que começou com palestras na primeira semana do mês. Também tivemos atividades culturais e encerramos hoje, com a abertura das autoridades, a caminhada no centro de Betim, uma apresentação de teatro e uma banda musical”, explica.
O evento contou com cerca de mil pessoas, a maioria mulheres, com participação gratuita e voluntária. Muitas levaram cartazes com frases de conscientização sobre a luta contra o feminicídio e todas as formas de violência de gênero. Moradora de Betim, a economista Pâmela Sobrinho avalia como positiva a caminhada. Para ela, foi uma oportunidade de questionar as violências que as mulheres sofrem.
“Antes de se chegar à violência física, existe uma violência emocional, psicológica, que as mulheres sofrem todos os dias. Quando fazemos essa caminhada, mostramos que é importante discutir esse tema. Levamos a informação para todo mundo de uma forma leve, que contemple a todos, de todas as idades, transmitindo a mensagem de que nós, mulheres, temos direitos e precisamos dessa oportunidade de viver”, comenta.
Marilda Guimarães, Oficiala de Justiça do Fórum de Betim, considera o apoio do sindicato fundamental. “Contamos com o apoio do SERJUSMIG, não apenas às servidoras, mas a todas as mulheres de Minas e do Brasil, para que tenhamos mais proteção e acolhimento da sociedade”, defenda.
Para a diretora social do SERJUSMIG, Ana Maria Bertelli, essa construção é parte da vocação do SERJUSMIG. “Em março, tivemos nosso Encontro de Mulheres e, agora, apoiamos essa iniciativa, dando continuidade a nosso propósito de assumirmos essa causa profundamente”, conclui.
SERJUSMIG
Unir, Lutar e Vencer
