
Em clima de vitória, cerca de 60 pessoas se reuniram na noite desta quarta-feira, 07, em encontro virtual para comemorar as convocações do Concurso regido pelo Edital nº 01/2017, publicadas no mesmo dia no Diário do Judiciário eletrônico-DJe, bem como para traçar as próximas estratégias.
Além de aprovados no concurso e integrantes da Comissão de aprovados, estiveram na reunião Rui Viana, presidente do SERJUSMIG, e os vice-presidentes Sandra Silvestrini, Ronaldo Ribeiro e Eduardo Couto, além do Diretor Financeiro da entidade, Willer Ferreira. Importante parceira para a manutenção do Concurso e convocações, a Deputada Estadual Beatriz Cerqueira abriu o encontro.
“É muito bom receber uma notícia positiva no meio disso tudo que vivemos. Fiz meu primeiro concurso com 18 anos e sei a alegria que é. Não tem preço, é uma conquista individual e coletiva”, anima-se a deputada, que parabenizou os aprovados.
Beatriz Cerqueira também relembra as dificuldades desse processo de luta, reconhece o esforço da Comissão de aprovados e do SERJUSMIG. “Tenho compromisso com a luta dos Servidores do Judiciário firmado com o SERJUSMIG, e pretendo honrar esse meu compromisso”, reforça.
A deputada se afirma como defensora do concurso e do Serviço Público, e coloca seu mandato à disposição para fortalecer essa pauta e a luta dos servidores de modo geral.
Os presentes não mediram esforços em agradecer o apoio imprescindível da deputada, além de comemorar a conquista. O grupo relembrou que a Lei Estadual nº. 23.683, que suspende o prazo de validade do Concurso regido pelo Edital 01/2017 até o fim do estado de calamidade pública, é fruto do apoio de Beatriz Cerqueira, com a união de dois Projetos de Lei, um de autoria da deputada, anexado a outro do deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade).
“Parabenizo a todos pela organização de luta, união e confiança. Hoje é um dia feliz! Temos muito o que conquistar ainda, mas foram muitos os obstáculos e a luta coletiva e organização trouxeram a vitória”, afirma Rui Viana.
Estes obstáculos foram lembrados pelos diretores do SERJUSMIG, que já desde o início buscam a garantia do concurso e nomeações. “Este Concurso foi difícil do início ao fim. Não foi regionalizado por Comarcas, houve problemas com as cotas, vencimento do prazo de validade sem prorrogação e muitos outros. Mas finalmente chegam as convocações e vemos esperança para os aprovados, atuais trabalhadores e principalmente para o cidadão, usuário do Serviço Público”, afirma Eduardo Couto.
As muitas dificuldades afetaram os aprovados no Concurso, que por um período se sentiram desesperançosos e sem saber como resolver os problemas. Melissa Caldeira Araújo, membro da Comissão de Aprovados que lutou ao lado do SERJUSMIG, conta que após a parceria a situação ganhou nova vida.
“Ninguém imaginava que o Concurso teria tantas dificuldades, não esperávamos que teríamos que lutar tanto para conseguir as nomeações. Após a aproximação com o Sindicato tivemos mais informações, orientação do que poderíamos fazer, de como correr atrás do que precisávamos”, relata.
Melissa, que já foi nomeada para o cargo de Oficial Judiciário e está filiada ao SERJUSMIG, acredita que essa experiência foi importante para os novos Servidores. “Acredito que o Sindicato ficou mais forte. As pessoas que entraram no Concurso já vivenciaram como é lutar e saber valorizar mais o trabalho sindical e coletivo. Depois de nomeada descobri que a luta continua, pois os problemas viram outros”, conta desafiada.
O encontro virtual também serviu para que os dirigentes sindicais pudessem responder vários questionamentos dos novos e futuros Servidores. Assuntos como remoção, carreira, número de cargos vagos no TJMG, prorrogação do concurso e direitos dos servidores foram alguns dos temas tratados na conversa.
O SERJUSMIG mais uma vez parabeniza os aprovados e reafirma o compromisso de seguir lutando por mais nomeações e a prorrogação do concurso, após o fim da calamidade pública.
Sejam todos e todas bem-vindos à Justiça Mineira e à luta por direitos!
SERJUSMIG
Unir, Lutar e Vencer