Pular para o conteúdo principal

SERJUSMIG

Audiência Pública na ALMG vai discutir a adesão das mulheres à proposta de Minas para reparação de perdas da Lei Kandir

 

Será realizada nesta sexta, 2, às 10h, na ALMG, uma Audiência Pública para discutir pontos específicos da proposta de Minas para reparar as perdas da Lei Kandir.

A audiência foi iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Marília Campos (PT) e, por isso, tem o foco voltado para as mulheres. Com o tema “Adesão das Mulheres à Carta de Apoio à Proposta de Minas para a Reparação das Perdas Advindas da Lei Kandir”, a audiência pretende debater ponto a ponto da carta elaborada pelo Estado e entender como as mulheres se posicionam com relação ao documento.

O SERJUSMIG convida a todas as Servidores do Judiciário Mineiro para fazer parte dessa discussão tão importante e que impacta fortemente nos recursos financeiros disponíveis para, entre outros pontos, investir na carreira dos trabalhadores do serviço público.

O SERJUSMIG vem, desde o início do ano, fazendo uma grande campanha em todo o Estado, ao lado do SINDIFISCO-MG e da AFFEMG, pelo fim da Lei Kandir. A Lei Kandir, aprovada em 1996, isenta do ICMS produtos primários para exportação, causando perda de arrecadação de impostos. Esse dinheiro deveria ser compensado pela União, mas não foi e vem causando inúmeros prejuízos aos estados. Minas Gerais por exemplo, convive hoje com a realidade de salário dos servidores públicos parcelados, investimentos reduzidos em serviços essenciais como saúde, educação e segurança e falta de repasses às prefeituras.

A dívida da União com o estado mineiro está em torno de R$ 135 bilhões de reais.

Participem, Servidoras! Essa luta também é nossa!